Missão gaúcha liderada pelo vice-governador conhece sistemas de controle de acidentes
Autoridades apresentaram resultados das ações de combate à violência no trânsito
Autoridades apresentaram resultados das ações de combate à violência no trânsito
A comitiva liderada pelo vice-governador Beto Grill encerra nesta quarta-feira (16), na França, a missão gaúcha pela Europa. Em Paris, o grupo visita um centro técnico de veículos. Antes, na Alemanha, eles conheceram projetos de energias renováveis e trocaram informações com empresários alemães a fim de buscar investimentos para o RS.
Na Espanha e na Franca, a comitiva integrada pelo presidente do Detran, Alessandro Barcellos, e demais diretores do órgão, conheceu os sistemas de controle de acidentes e os índices de mortalidade no trânsito. A França é um dos países da comunidade europeia que conseguiu os melhores resultados.
Para o vice-governador e coordenador do Comitê Estadual de Seguranca no Trânsito, Beto Grill, as mudancas que estão sendo implantadas no Estado estão sendo bem feitas. "Comecamos bem nosso roteiro pela Espanha e França, dois países que são referência no trabalho que fizeram para reduzir o número de mortes no trânsito. Constatamos que estamos no caminho certo".
Os aspectos mais enfatizados no trabalho desenvolvido pelos franceses são o combate à alcoolemia e o controle de velocidade. A concentracao do número de acidentes com mortes por uso de álcool acontece nos finais de semana, especialmente à noite. A maioria das vitimas fatais são os condutores alcoolizados (69,8%), apesar do controle rigoroso e das penalidades aplicadas.
As iniciativas de prevenção ao uso do álcool ao volante são a sensibilização pública dos efeitos da embriaguez ao volante, a sensibilização dos jovens ao sair das baladas e o estímulo ao auto controle. O presidente do Detran, Alessandro Barcellos, destacou o alto nível técnico do trabalho realizado pelos franceses. "Verificamos uma qualidade técnica importante que orienta todas as ações, sejam na área técnica como na inspeção veicular. Tudo isto em defesa da vida".