Rock In Rio 2011- Tributo a Legião Urbana- "Pais e Filhos"
Este blog é um espaço democrático onde serão tratadodos assuntos pertinentes a administração e demais temas vinculados à área. Além disso, são tratados assuntos diverso tais como música, arte, cultura, notícias, etc. Deixem seus comentários para enriquecer os conteúdos.
Total de visualizações de página
contador
sexta-feira, setembro 30, 2011
ROCK IN RIO 2011
Ninguém supera Axl Rose: o mala dos camarins
Exigências de artistas do Rock in Rio vão do cardápio às flores para decoração do espaço, mas ninguém dá tanto trabalho quanto o cantor do Guns N'Roses
Exigências de artistas do Rock in Rio vão do cardápio às flores para decoração do espaço, mas ninguém dá tanto trabalho quanto o cantor do Guns N'Roses
Ingrid Berger é paciente. Precisa ser. Senão, como lidar com as exigências de astros da música que decidem extrapolar suas manias e superstições exatamente no momento em que, talvez ameaçados por outras celebridades, reúnem-se em um mesmo evento? Sim, lidar com egos agigantados é parte da produção de um festival. E o Rock in Rio, atualmente o maior evento de música do mundo, tem afetações e chiliques à altura de suas dimensões – por dia, são esperadas 100 mil pessoas para os shows. Mas nem essa gente toda dá tanto trabalho quanto um único ilustre e afetado participante do Rock in Rio: Axl Rose.
Ingrid, que coordenou os camarins em duas edições do Rock in Rio no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha, elege o cantor do Guns N’Roses – ou do que sobrou da banda – como o mais difícil de aturar. “Ele é difícil porque muda de humor a todo instante. Se ele estiver feliz o show rola bem, se estiver infeliz causa problemas. Ele já quis subir no palco antes da hora dele. Não estava na vez do Guns N’Roses, mas ele queria que parasse tudo para ele tocar. Aí foi um caos que todos nós tivemos que contornar, até o Roberto Medina”, conta – sem sinais de saudade do episódio.
Conhecida de Axl de outros festivais, Ingrid coleciona histórias de ataques de estrelismo do cantor. “Há três anos, vinte minutos antes de subir no palco ele disse que não subiria porque queria vestir uma calça que tinha esquecido no avião. Sorte que em Lisboa o aeroporto fica a 20 minutos da Cidade do Rock. Entramos no carro, buscamos a calça correndo, ele entrou, cantou uma música e trocou de figurino. São coisas assim que me deixam irritada”, admite.
Quando o assunto é camarim, o líder do Guns N’Roses não é menos, digamos, excêntrico. Para esta edição do festival, ele fez uma lista de exigências de nada menos do que quatro páginas. No cardápio de bebidas há uísque, champanhe francês, uma marca de cerveja tcheca e outra australiana e seis pratos quentes e frios diferentes da banda, para poder escolher na hora.
Mais uma vez será Axl Rose, que se apresenta no próximo domingo, a prova de fogo para os camarins e a produção do Rock in Rio. Até então, o dia mais preocupante era a noite de abertura. O motivo, segundo Ingrid, é a concentração de estrelas: Elton John, Rihanna, Katy Perry, e a não menos exigente Claudia Leitte. O somatório de pedidos de astros que carregam equipes com muitos músicos e dançarinos, dividindo espaço, é um desafio para quem tem que prover a mordomia. Elton e Rihanna, juntos, ocuparam nove camarins. “O primeiro headliner, que é o artista principal da noite, tem direito a quatro camarins mais uma tenda. O segundo headliner ocupará quatro camarins”, explica Ingrid.
“O Elton John não fez pedidos estranhos, mas foi muito específico quanto o tipo de flor que decorará o camarim. A cor da flor, o tamanho, tudo tem que ser seguido à risca. Para comer, pediu apenas uma saladinha e bom vinho tinto francês. Chegou a sugerir algumas marcas que giram em torno de 200 dólares a garrafa”, apenas isso, comenta a produtora, acostumada com as excentricidades das estrelas pop.
Rihanna quis mais. “Ela viaja com uma chef para cuidar da comida dela, mas eu tenho que deixar tudo pronto, separar o franguinho dela, comprar todos os ingredientes específicos. Tenho que fazer uma mesa de maquiagem para ela colocar todos os acessórios que vai trazer, uma cadeira especial para a maquiagem, um espelho especial também”, revela.
A turma do metal também tem suas frescuras. Os integrantes do Motorhead recusaram a cerveja fornecida por patrocinadores do evento e pediram “bebidas fortes”.
Prisão é atração turística em Taiwan
A Ilha Verde, na costa de Taiwan, já foi o lugar onde o Governo enviava criminosos e prisioneiros políticos. Hoje o local abriga um museu que recria a atmosfera do cárcere e atrai turistas de todo o mundo.
domingo, setembro 25, 2011
ARTE
Exposição artística Rino Mania estará até segunda-feira, 26, nas estações Unisinos e São Leopoldo.
Crianças, jovens e adultos desviando de seu percurso original para observar e tirar fotos. Essa foi rotina nesta sexta-feira, 23, nas estações Unisinos e São Leopoldo da Trensurb. O foco da atenção dos transeuntes eram os rinocerontes da exposição itinerante Rino Mania – cinco na Estação São Leopoldo e dois na Estação Unisinos.
Paula Oliveira acompanhou a filha, Laura, na observação da “Rinonoveaucow” – obra de Lu Godoy. “São muito bonitos”, exclamou, referindo-se também às outras esculturas na área livre da Estação São Leopoldo. As colegas Aline, Graziela e Lisiane pararam para fotografar o rinoceronte “Cruzada” (de autoria de Luciana Sérvulo), próximo aos bloqueios da mesma estação. Aline lembrou que já havia visto, pela manhã, os “rinos” da Estação Unisinos.
Lá, Sílvio Machado tirou a atenção da música que ouvia para registrar as duas esculturas que estavam ao lado das bilheterias. Ainda exclamou um “fantástico!” antes de seguir o rumo da plataforma de embarque.
A exposição
Promovida no Brasil pela Duratex e idealizada pela Wild in Art, a Rino Mania segue em exposição até segunda-feira, 26, nas estações do metrô em São Leopoldo – que possui uma unidade fabril da empresa – e outros pontos do município. A mostra reúne esculturas de rinocerontes pintadas por artistas plásticos que participaram de um concurso na rede social Facebook. O objetivo é proporcionar à população o contato com arte de uma forma lúdica e interativa, levando cultura a todos.
Elas percorrerão espaços públicos de outras dez cidades pelo Brasil, onde a empresa Duratex possui unidades industriais ou florestais instaladas. No dia 27 de outubro, as esculturas pintadas por artistas plásticos serão leiloadas no Jockey Club, em São Paulo, SP. Os recursos arrecadados serão destinados a projetos, escolas ou entidades com foco em educação ambiental e preservação da vida selvagem.
Obras expostas nas estações da Trensurb:
- “Mais Amor Mais Cor”, de Raphael Armando;
- “Cruzada”, de Luciana Sérvulo;
- “Dream”, de Carin Dangot;
- “Dícero de Cores”, de Paola Lopes;
- “Rinoceano, de Morandini;
- “Rinofolia”, de Gina Lo Casp;
- “Rinonoveaucow”, de Lu Godoy.
Serviço
O que:peças da exposição Rino Mania na Trensurb.
Quando:até 26 de setembro, das 5h às 23h20min.
Onde:áreas livres das estações São Leopoldo e Unisinos.
Quanto:grátis.
CURIOSIDADES ll - PLANETA SUSTENTÁVEL
COMO FOI CRIADO O VELCRO
Fecho espinhento
Fecho espinhento
Em 1941 o engenheiro suíço George de Mestral (1907-1990) caçava nas Montanhas Jura, no noroeste da Suíça, quando notou que suas calças estavam cheias de carrapichos. Logo que começou a arrancá-los, intrigou-se: por que eles grudavam assim na roupa? Correu até um microscópio e observou que os frutos espinhentos eram cobertos por pequenos ganchos. Examinou as meias e viu que as fibras possuíam minúsculos laços que prendiam os ganchos. Teve a idéia, então, de produzir um fecho com duas fitas, uma com ganchos e outra com laços. Durante oito anos, pesquisou com afinco. Em 1952 mudou-se para os Estados Unidos, endividou-se e montou uma fábrica. Em 1956 lançou seus primeiros fechos. Os ganchos eram feitos de um filamento grosso de náilon, fortalecidos com poliéster, resistente à umidade e a produtos químicos. Deu ao produto o nome de velcro, derivado das palavras francesas velour (veludo) e crochet (laço). Hoje, seu invento inspirado no carrapicho substitui o zíper em peças de roupas, pulseiras e aparelhos de medir pressão.
EMPREENDEDORISMO ALIADO À SUSTENTABILIDADE
Biomimética: A indústria sustentável imita a natureza
“Imagine 3,8 bilhões de anos de brilhantismo em design disponíveis, de graça para qualquer inovador sustentável no mundo”. É nisso que aposta a fundadora do Instituto de Biomimética, Janine Benyus.
Em sua instituição sem fins lucrativos, ela reúne designers, arquitetos, engenheiros e cientistas interessados em conhecer a fundo as formas e funções criadas pela natureza e imitá-las no processo industrial para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
A natureza já inspira as soluções encontradas pelos seres humanos há bastante tempo. O exemplo mais conhecido é a invenção do velcro com base no funcionamento dos carrapichos, aquelas sementinhas espinhosas que possuem farpas e costumam grudam nas roupas. Em 1941, o engenheiro suíço George de Mestral deu especial atenção a elas, pois viviam presas ao pelo de seu cachorro. Quando as observou ao microscópio, ele notou a estrutura das garras e imitou a estrutura na criação do velcro.
Mas as inovações foram muito além disso e têm se voltado cada vez mais para a sustentabilidade. Estava nas barbatanas das baleias a resposta para turbinas eólicas 20% mais eficientes e muito menos barulhentas, como descobriu a companhia de turbinas Whalepower, baseada em Toronto.
O aproveitamento da energia das marés se tornou mais eficaz quando a bioStream reproduziu o padrão dos movimentos de peixes como o atum e o tubarão. Apesar de presos ao fundo do oceano, os equipamentos giram com o movimento das marés e produzem eletricidade. Seu formato hidrodinâmico, também inspirado nos peixes, evita que o material sofra com as condições adversas do fundo do mar.
O edifício Eastgate, no Zimbábue, tem a mesma estrutura de ventilação dos cupins e, apesar de a temperatura fora dele variar dos 42ºC durante o dia para os 3ºC à noite, em seu interior, ela se mantém estável, variando em apenas um grau ao longo de um dia. A construção utiliza 90% menos energia no sistema de ventilação em relação aos edifícios tradicionais e já economizou R$3,5 milhões de dólares em custos com ar condicionado.
Até os pulmões humanos têm sido alvo de estudos para o desenvolvimento de equipamentos que sequestram carbono e previnem contra o aquecimento global. A companhia Carbozyme Inc. desenvolveu um filtro que possui as mesmas características da membrana dos pulmões e consegue remover mais de 90% do CO2 que passa pelas chaminés de fábricas. Uma outra tecnologia baseada em uma enzima carbônica encontrada em moluscos têm transformado gás carbônico em pedra calcária, que pode ser utilizada na construção civil.
Há dois anos, o Instituto de Biomimética criou uma comunidade online colaborativa conhecida como AskNature (Pergunte à Natureza), que reúne pesquisadores interessados em trocar informações sobre o assunto. As invenções não vão parar por aqui.
CURIOSIDADES
Animais esquisitos ameaçados de extinção
Um deles é o Sapo de vidro
Não é uma ilusão de ótica. A pele abdominal desse sapo é mesmo transparente. Ele vive em florestas tropicais na América Central e também na Amazônia e no Pantanal. Os sapos de vidro vivem em árvores, por isso a devastação das florestas significa também o fim dessa espécie tão legal.
ADMINISTRAÇÃO
Palestra gratuida na FNQ, Natura fala sobre liderança e sustentabilidade
Evento pode ser acompanhado pelo webcast da fundação na internet
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade sem fins lucrativos, irá promover, na próxima quinta-feira (29), um webcast com a Natura sobre como criar um programa de formação de líderes engajados e inspiradores, visando à sustentabilidade da organização. A palestra contará transmissão gratuita no site da FNQ e será apresentada pela gerente de Recursos Humanos da companhia, a administradora Denise Asnis.
Durante a apresentação, a executiva vai mostrar o Programa Natura InspirAção, em que a empresa realiza um trabalho de desenvolvimento de liderança com seus colaboradores. Dessa forma, a Natura busca engajar os gestores nos propósitos da organização, bem como mobilizar e capacitar sua rede de relacionamento a alcançar resultados individuais e coletivos, além de atuar como agentes de transformação da sociedade.
Denise vai apresentar ainda a importância de desenvolver líderes para identificar sucessores para cargos gerenciais no curto, médio e longo prazo. "O processo de sucessão permite que, de forma contínua, a empresa busque a formação de líderes em todos os níveis, reduzindo a necessidade de buscar talentos externos para suprir necessidades de liderança e tornando o grupo de líderes um diferencial na expansão e sustentabilidade da organização, garantindo a perpetuação de sua essência", explica.
O evento, que acontece na sede da FNQ, será transmitido ao vivo, pela internet, das 9h às 11h. Para acompanhar a palestra, acesse, no horário previsto, o link http://fnq.isat.com.br/Home.aspx.
quinta-feira, setembro 22, 2011
LEITURA
O FAXINEIRO E O EXECUTIVO
O livro conta a história do executivo Roger que teve sua vida mudada após encontros com o faxineiro Bob, Roger um CEO da empresa Admiral que passara por momentos difíceis em sua vida empresarial até que um belo dia encontra Bob que ia até a sua sala toda segunda-feira para executar a limpeza do seu escritório, até que um belo dia Roger ouve Bob cantarolar pelos corredores da empresa uma bela ópera italiana e Roger bate um papo com Bob, daí em diante os dois passam a se encontrarem todas as segundas-feiras eis que um belo dia Bob conta a Roger que sua esposa Alice já falecida em vida acreditava em 6 diretrizes nas quais Bob estava reescrevendo, que poderiam mudar a vida de qualquer pessoa. Roger bastante interessado resolve ouvi-lo, Bob resolve não passar todas as diretrizes de uma só vez mas sim uma a uma para ter um tempo para que Roger ás absorve-se melhor. A primeira diretriz dizia, recarga versus descarga que se passa a mensagem que toda pessoa em um trabalho precisa descarregar seu stress e sua energia negativa. Segunda diretrizVeja a família como uma bênção e não como uma responsabilidade, mostra como nossa família é muito mais importante que o dinheiro, Roger que estava distante de suas 2 filhas e de sua mulher Darlene passa a aproveitar mais o tempo com elas, levando as filhas para a escola dando mais atenção a esposa. Terceira diretriz, ore não piore essa diretriz mostra que muitas vezes ficamos parados pensando no pior o certo é orar para que tudo de certo e fazer acontecer. Quarta diretriz, passe a diante essa mostra como nos faz bem passar a diante seja algo material ou um conhecimento , essa diretriz mostra que não faz sentido reter algo. Quinta diretriz, não gaste invista, muitas vezes na vida vivemos este dilema, um exemplo é o de pessoas que ao invés de investir dinheiro em cursos preferem gastar dinheiro com supérfluos assim não tendo nenhum retorno. Sexta e ultima diretriz, deixe um legado para o futuro, o faxineiro Bob antes de seu falecimento já no leito do hospital passa a última diretriz para Roger deixe um legado, ao fim de nossas vidas devemos olhar para traz e nos perguntar qual foi a contribuição que deixamos para o lugar onde vivemos. Bob falece e Roger passa adiante os conhecimentos deixados por ele.
quarta-feira, setembro 21, 2011
terça-feira, setembro 20, 2011
SENADO FEDERAL
Jader e a quarta derrota no Supremo
Jader Barbalho teve a quarta derrota no Supremo na sexta-feira. Foi arquivado por Luiz Fux um mandado de segurança apresentado pela defesa dele ainda em maio para tentar assumir o mandato de senador.
MÚSICA
Rock in Rio muda ordem dos shows do primeiro dia: Elton John vai se apresentar antes de Rihanna, que fecha a noite
Organização não informou motivo da mudança. Público que planeja chegar para ver apenas as últimas atrações precisa estar atento aos horários
A cantora Rihanna durante show em Chelmsford, Grã-Bretanha (Ian Gavan/Getty Images)
Quem planeja chegar nos últimos horários para o primeiro dia do Rock in Rio deve redobrar a atenção. A organização do festival informou, na noite desta segunda-feira, uma mudança na ordem dos shows do Palco Mundo. Elton John, que encerraria a noite, fará a penúltima apresentação. E a cantora Rihanna se apresentará em seguida. Não foi informado o motivo para a troca.
Os demais shows da noite estão mantidos: o primeiro dia de Rock in Rio terá, no Palco Mundo – principal do evento – o show de abertura com Titãs e Paralamas do Sucesso (com participação especial de Milton Nasicmento e convidados); Claudia Leitte; Kate Perry; Elton John; e, encerrando a noite, Rihanna.
CURIOSIDADES
Qual é a maior temperatura que o corpo pode agüentar?
Ele entrou num cômodo aquecido a 105 °C com um cachorro, alguns ovos e um bife cru. Em 15 minutos, ele e seu melhor amigo saíram intactos, e com o almoço quase pronto: os ovos ficaram cozidos e o bife, bem passado.
Sir Charles Blagden, um médico inglês do século 18, tentou responder na raça. Ele entrou num cômodo aquecido a 105 °C com um cachorro, alguns ovos e um bife cru. Em 15 minutos, ele e seu melhor amigo saíram intactos, e com o almoço quase pronto: os ovos ficaram cozidos e o bife, bem passado. Testes mais recentes mostraram que dá para agüentar temperaturas de até 127 °C por 20 minutos. E até você já deve ter chegado perto disso: numa sauna seca, por exemplo, o termômetro bate nos 90 °C. A gente agüenta o tranco por causa do suor. Ele rouba calor do corpo quando evapora – a água usa energia para acelerar suas moléculas até que elas “pulem” para o ar em estado gasoso. E essa energia sai do calor da pele, que dá uma esfriada. Desse jeito o corpo consegue manter os órgãos na saudável faixa dos 37 °C. A morte por insolação, aliás, chega quando a temperatura lá dentro passa dos 42 °C. E ela pode vir mais rápido quando a umidade do ar está alta. Quando isso acontece, a maior parte do suor não encontra “espaço” para evaporar. E perde o efeito refrescante. Com a umidade acima de 75%, uma temperatura de 50 °C beira o insuportável. Dentro de uma banheira é pior ainda: o efeito do suor é zero. Quem ficar mais de 3 minutos com a água a uns 45 °C, vai sair do ofurô com tanta saúde quanto os ovos de sir Blagden.
Satélite a caminho da Terra:
Satélite a caminho da Terra: NASA já sabe quando ele vai cair, mas não onde
Lembra que na semana passada nós falamos que um satélite velho de 6,5 toneladas iria cair na Terra e a NASA não sabia dizer nem onde e nem quando? Pois agora temos boas novas (ou quase): a agência já sabe quando ele vai cair.
O satélite UARS está com chegada marcada para esta sexta-feira, dia 23 – com margem de erro de um dia a mais ou a menos. De acordo com os cálculos dos cientistas da NASA, o satélite vai se quebrar em uns 26 pedaços conforme for chegando mais perto do nosso planeta. A peça mais pesada terá mais ou menos 158 quilos.
A má notícia é que, além de não haver muita certeza do local da queda, existe a probabilidade de algum pedaço cair na cabeça de alguém: há 1 chance em 3.200, para ser mais exato. Se você for parar para pensar, é uma chance bem grande.
“É um problema difícil de cálculo”, afirmou Steve White, professor de física da California State University. “Ele está se movendo realmente rápido. Na verdade, ele dá uma volta completa na Terra a cada 90 minutos”.
O melhor cálculo até agora estabeleceu que ele deve cair entre os 57º de latitude norte e os 57º de latitude sul – ou seja, basicamente todas as regiões habitadas do globo abaixo de Juneau, no Alasca. Tenso.
segunda-feira, setembro 12, 2011
DIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO - PARABÉNS AOS AGENTES PENITENCIÁRIOAS DO RS
Parabenizo a todos nós, Agentes Penitenciários pelo DIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO o qual hoje é comemorado, que continuemos assim, realizando sempre um trabalho árduo, porém honroso, sério e transparente em prol da sociedade em geral. Parabéns!!
quinta-feira, setembro 08, 2011
LEITURA
Revista Brasileira de Administração
Com artigos, entrevistas, notas, variedades e muito mais, a Revista Brasileira de Administração (RBA) tem tudo o que você precisa para saber das tendências da Administração no Brasil e no mundo.
Conselho Federal de Administração
Com artigos, entrevistas, notas, variedades e muito mais, a Revista Brasileira de Administração (RBA) tem tudo o que você precisa para saber das tendências da Administração no Brasil e no mundo. Assine Já. Afinal, a RBA é a revista ideal para pessoas como você: que enxergam longe.
A partir de 2007, você terá ainda mais informação e conteúdo na RBA a nossa periodicidade muda de trimestral para bimestral. Com mais esta novidade, o Conselho Federal de Administração reafirma o compromisso de oferecer sempre uma Revista de alta qualidade, melhorando a cada edição. Uma Revista ainda mais completa para você.
LIVRO DE ADMINISTRAÇÃO
Café com Eficiência
Se você sacrifica parte de seu tempo livre tentando colocar as obrigações em dia, mal tem tempo para a sua família e acredita que a felicidade é um sonho distante, está na hora de saborear Café com eficiência.
Meu departamento está em frangalhos, estou pressionado e esse cara quer sair para tomar um café? Será que está brincando? Se bem que, a essa altura do campeonato, não tenho nada a perder. Está bem, vamos tomar um café.
Assim começa o aprendizado de Bill, um líder sobrecarregado que, mesmo relutante, concorda em dar um tempo no trabalho a pedido de seu mentor e acaba recebendo lições simples que vão colocar sua vida em ordem. Como ele, talvez você duvide de que o mero ato de parar contribua para melhorar seu desempenho. A verdade, porém, é que nos dias corridos de hoje é indispensável parar e observar o que está acontecendo ao seu redor antes de responder um e-mail ou começar outra atividade.
Se você sacrifica parte de seu tempo livre tentando colocar as obrigações em dia, mal tem tempo para a sua família e acredita que a felicidade é um sonho distante, está na hora de saborear Café com eficiência. Por meio da história de Bill, Chuck Martin apresenta três ótimos princípios para aumentar a produtividade e mostra como pequenas alterações na rotina podem fazer a diferença. Você vai aprender a rever suas prioridades, a perceber as necessidades dos outros e a tomar as providências necessárias para recuperar o equilíbrio, a eficiência e a felicidade.
Se você sacrifica parte de seu tempo livre tentando colocar as obrigações em dia, mal tem tempo para a sua família e acredita que a felicidade é um sonho distante, está na hora de saborear Café com eficiência.
Meu departamento está em frangalhos, estou pressionado e esse cara quer sair para tomar um café? Será que está brincando? Se bem que, a essa altura do campeonato, não tenho nada a perder. Está bem, vamos tomar um café.
Assim começa o aprendizado de Bill, um líder sobrecarregado que, mesmo relutante, concorda em dar um tempo no trabalho a pedido de seu mentor e acaba recebendo lições simples que vão colocar sua vida em ordem. Como ele, talvez você duvide de que o mero ato de parar contribua para melhorar seu desempenho. A verdade, porém, é que nos dias corridos de hoje é indispensável parar e observar o que está acontecendo ao seu redor antes de responder um e-mail ou começar outra atividade.
Se você sacrifica parte de seu tempo livre tentando colocar as obrigações em dia, mal tem tempo para a sua família e acredita que a felicidade é um sonho distante, está na hora de saborear Café com eficiência. Por meio da história de Bill, Chuck Martin apresenta três ótimos princípios para aumentar a produtividade e mostra como pequenas alterações na rotina podem fazer a diferença. Você vai aprender a rever suas prioridades, a perceber as necessidades dos outros e a tomar as providências necessárias para recuperar o equilíbrio, a eficiência e a felicidade.
DESFILE ALUSIVO À SEMANA DA PÁTRIA
A 5ª Delegacia regional Penitenciária, Presídio regional de Pelotas e de Canguçu, na saída para o desfile alusivo à semana da pátria na Avenida Bento Gonçalves, representando a SUSEPE e os demais Presídio que compõem a 5ª região Penitenciária da Zona sul do Estado, além disso, apresentando a população algumas das novas Viaturas recebidas para escolta e transporte de apenados e cumprimento eficaz das demandas diárias inerentes à função da Instituição.
Parabéns pelo imenso senso de patriotismo e espírito de corpo demonstrado pelos Servidores Penitenciários!!!
segunda-feira, setembro 05, 2011
MÚSICA, ARTE E CULTURA SÃO LEVADAS ATÉ O PRESÍDIO REGIONAL DE PELOTAS
Festival de Inverno inaugura programação no presídio
Olhos e ouvidos atentos para não perder o compasso. Ao som de Música Popular Brasileira, o Festival de Inverno de Pelotas inaugurou sua programação no Presídio Regional da cidade (PRP). Cerca de 35 detentas acompanharam as apresentações do Circuito Mambembe, que integrou música e teatro na manhã fria desta sexta-feira (5).
35 dtentas acompanharam as apresentações
O Festival de Inverno de Pelotas ocorre até o dia 10 de agosto e contará com artistas convidados que apresentarão seus trabalhos em locais de relevância na cena cultural pelotense, com ou sem cobrança de ingresso. Além de apresentações artísticas, estão previstas oficinas destinadas a estudantes e profissionais das áreas, bem como a grupos de baixa renda que tenham ações artístico-culturais como foco de sua atuação.
Olhos e ouvidos atentos para não perder o compasso. Ao som de Música Popular Brasileira, o Festival de Inverno de Pelotas inaugurou sua programação no Presídio Regional da cidade (PRP). Cerca de 35 detentas acompanharam as apresentações do Circuito Mambembe, que integrou música e teatro na manhã fria desta sexta-feira (5).
Janete Flores deu início à programação às 9h30min. A apresentação de voz e violão animou o público da galeria feminina, que ecoou um coro de vozes no PRP. Acalmar os corações e aproximar as detentas da arte e do mundo externo era a principal meta da coordenadora do Festival de Inverno de Pelotas, Aline Maciel, que também interpretou o monólogo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptado de Jorge Amado.
Entre risos e momentos de silêncio, as detentas acompanharam as intervenções artísticas com curiosidade e alegria de serem expostas a estímulos externos e culturais. Esta foi a primeira vez que Aline realizou uma apresentação no presídio e a emoção foi explícita ao concluir a triste fábula de amor.
35 dtentas acompanharam as apresentações
O Festival de Inverno de Pelotas ocorre até o dia 10 de agosto e contará com artistas convidados que apresentarão seus trabalhos em locais de relevância na cena cultural pelotense, com ou sem cobrança de ingresso. Além de apresentações artísticas, estão previstas oficinas destinadas a estudantes e profissionais das áreas, bem como a grupos de baixa renda que tenham ações artístico-culturais como foco de sua atuação.
PRESÍDIO REGIONAL DE PELOTAS IMPLANTA O SISTEMA INFOPEN
Sistema Integrado de Informações Penitenciárias - InfoPen
Nesta semana corrente de agosto de 2011, fazendo parte do processo de modificações e inovações positivas e contínuas, foi implantado no Presídio Regional de Pelotas, pela SUSEPE através da 5ª Delegacia Regional Penitenciária e da Administração Geral e equipe, o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias - INFOPEN, conforme especificações, objetivos e benefícios em anexo, o que facilitará o trabalho integrado desta Unidade Prisional com os sistemas Estadual e Nacional de segurança pública nas mais diversas tomadas de decisões. Os Servidores Penitenciários do Presídio de Pelotas operarão de tal importante sistema e para isso, a fim de capacitação e valorização profissional, receberam treinamento pelo Agente Penitenciário instrutor Anderson Prochenow, vindo da Divisão de Controle Legal e movimentações de apenados, com sede no Òrgão Central da SUSEPE em Porto Alegre
O InfoPen é um programa de computador (software) de coleta de Dados do Sistema Penitenciário no Brasil, para a integração dos órgãos de administração penitenciária de todo Brasil, possibilitando a criação dos bancos de dados federal e estaduais sobre os estabelecimentos penais e populações penitenciárias. É um mecanismo de comunicação entre os órgãos de administração penitenciária e demais sistemas de dados de segurança pública, criando “pontes estratégicas” para os órgãos da execução penal, possibilitando a execução de ações articuladas dos agentes na proposição de políticas públicas.
Objetivo
Oferecer informações confiáveis, subsidiárias à administração do Sistema Penitenciário Estadual e Nacional para o direcionamento de políticas públicas neste mesmo âmbito, através do cadastramento e identificação eletrônica da população de apenados. O processo de cadastramento envolve aquisição das informações textuais, fotos e impressões digitais.
Realizar o controle digital de acesso (entrada/saída) dos visitantes e apenados, mediante o confronto das impressões digitais.
Objetivos Específicos
Interligar todos os estabelecimentos prisionais (estaduais e federais) com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e demais sistemas de controle de dados relacionados a segurança pública. Obter um panorama atualizado sobre a situação prisional e processual dos presos e Internados no território brasileiro. Processar outros informes estratégicos que nortearão a adoção de posturas públicas dentro do contexto penitenciário e das tomadas de decisões da administração penitenciária.
Benefícios
• Maior eficiência e visibilidade no acompanhamento das penas, dos presos e da realidade de cada estabelecimento de execução penal.
• Cadastro único de instituições, de presos, de servidores, advogados e visitantes.
• Suprir de informações o processo de tomada de decisão penitenciária e ações de inteligência e de contra-inteligência penitenciária.
Assinar:
Postagens (Atom)