Total de visualizações de página

contador

domingo, julho 11, 2010

DESRESPEITO A NATUREZA

O problema do lixo no Moinhos E no Mundo!!


Em 27 de outubro de 2009, fiz a primeira postagem sobre esse lixo que brinda o bairro. Em 15 de janeiro deste ano, outro post, iniciando o ano e mostrando que tudo seguia igual. As matérias foram publicadas no ZH Moinhos e, junto, o contraponto do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o de alguém que atribuía o pecado do lixo ao vizinho da frente, sem olhar para sua calçada. O DMLU disse que a lei previa isso, aquilo, aquele outro…

Hoje, ontem, anteontem, não importa o dia, tudo segue como antes. E amanhã? E a multa? E o respeito? E a comunidade? E a lei? Onde está tudo isso?

Quantas fotos, quantas postagens, quantas tiragens impressas serão necessárias para que a lei seja cumprida, para que a lei seja empregada pelo órgão competente? Será que sou a única moradora do bairro que se incomoda com essa imundice? Com todos esses tipos de imundice que se vê espalhadas por nossas ruas?
(REPRODUÇÃO DA PARTE DE UM TEXTO DE ZH E DE UMA BLOGUEIRA)




terça-feira, junho 29, 2010

COPA 2010

Físicos explicam aerodinâmica da Jabulani, a bola da Copa

"A Jabulani tem uma textura com pequenos sulcos e 'aero ranhuras', e representa uma ruptura radical com a bola Teamgeist ultra-suave, que foi utilizada na última Copa do Mundo."
Aerodinâmica da Jabulani

Dois físicos da Universidade de Adelaide, na Austrália, especializados em aerodinâmica, fizeram uma palestra nesta quarta-feira, explicando porque a bola da Copa do Mundo da África Sul tem diferenças reais em relação às suas antecessoras.

Segundo Derek Leinweber e Adrian Kiratidis, que já estudaram a aerodinâmica de bolas de futebol, golfe, críquete e vários outros esportes, as manifestações dos jogadores sobre a Jabulani têm razões bem mais profundas do que simplesmente agradar este ou aquele patrocinador.

Bola rápida e imprevisível

A nova bola é de fato mais rápida, faz curvas de forma imprevisível e é sentida como sendo mais dura no impacto. Os físicos afirmam que a maior dificuldade em lidar com a Jabulani deverá ser sentida pelos goleiros.

"Embora a Fifa tenha normas rígidas sobre o tamanho e o peso das bolas, eles não dispõem de regulamentação sobre a superfície externa das bolas.

"A Jabulani tem uma textura com pequenos sulcos e 'aero ranhuras', e representa uma ruptura radical com a bola Teamgeist ultra-suave, que foi utilizada na última Copa do Mundo," disse o professor Leinweber.

Diferenças da Jabulani

"A Teamgeist foi uma grande tacada na última Copa do Mundo. Como ela era muito lisa - muito mais lisa do que uma bola de futebol comum - ela tinha uma tendência a seguir uma trajetória mais curva do que a bola convencional, e a cair mais repentinamente no fim da sua trajetória.

"Em comparação, os sulcos aerodinâmicos na Jabulani têm tendência a criar uma turbulência em volta da bola suficiente para sustentar seu voo por uma distância maior, e é uma bola mais rápida, mais dura no jogo.

"A expectativa é que a Jabulani faça mais curvas do que qualquer bola encontrada anteriormente. Os jogadores também estão descobrindo novas oportunidades para lançar a bola de maneira errática, para desespero dos melhores goleiros do mundo. Ao atingir o goleiro, a Jabulani terá desviado e mergulhado, chegando com mais força e energia do que a Teamgeist".

domingo, junho 27, 2010

ADMINISTRAÇÃO- Temas Relacionados

LIDERANÇA

A liderança não deve ser confundida com direção nem com gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador. Na verdade, os líderes devem estar presentes no nível institucional, intermediário e operacional das organizações. Todos os setores de uma organização deverão ter um líder.
A liderança é um fenômeno tipicamente social definido como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
Teorias sobre Liderança
Teorias de Traços de Personalidade

As mais antigas teorias sobre liderança se preocupavam em identificar os traços de personalidade capazes de caracterizar os líderes. O pressuposto era que se poderia encontrar um número finito de características pessoais, intelectuais, emocionais e físicas que identificassem os líderes de sucesso, como:

• Habilidade de interpretar objetivos e missões;
• Habilidade de estabelecer prioridades;
• Habilidade de planejar e programar atividades da equipe;
• Facilidade em solucionar problemas e conflitos;
• Facilidade em supervisionar e orientar pessoas;
• Habilidade de delegar responsabilidades para os outros.

CRÍTICAS
As críticas à teoria de traços de personalidade residem em dois aspectos principais. O primeiro é que as características de personalidade são geralmente medidas de maneira pouco precisa. O segundo é que essa teoria não considera a situação dentro da qual atua a liderança, ou seja, os elementos do ambiente que são importantes para determinar quem será um líder eficaz. Alguns traços de personalidade são importantes em certas situações, mas não em outras. Um líder de empresa pode ser o último a falar em casa. Muitas vezes é a situação que define um líder. Quando a situação se modifica, a liderança passa para outras mãos.

Teoria Sobre Estilos de Liderança

Um dos mais populares expoentes da teoria comportamental, Douglas McGregor, publicou um livro clássico, em que procura mostrar com simplicidade que cada administrador possui uma concepção própria a respeito da natureza das pessoas que tende a moldar o seu comportamento em relação aos subordinados. Ele chegou à conclusão de que há duas maneiras diferentes e antagônicas de encarar a natureza humana. Uma delas é antiga e negativa, baseada na desconfiança nas pessoas. A outra é moderna e positiva, baseada na confiança nas pessoas. McGregor denominou-as, respectivamente, Teoria X e Teoria Y.

Teoria X

O administrador que pensa e age de acordo com a Teoria X tende a dirigir e controlar os subordinados de maneira rígida e intensiva, fiscalizando seu trabalho, pois considera que as pessoas são passivas, indolentes, relutantes e sem qualquer iniciativa pessoal. Nesse estilo de liderança, o administrador pensa que não se deve confiar nas pessoas, porque elas não têm ambição e evitam a responsabilidade. Ele não lhes delega responsabilidades porque acredita que elas são dependentes e preferem ser dirigidas. Com todas essas restrições, o administrador cria um ambiente autocrático de trabalho, uma atitude de desconfiança, vigilância e controle coercitivo que não estimula ninguém a trabalhar. Pessoas tratadas dessa maneira tendem naturalmente a responder com falta de interesse e de estímulo, alienação, desencorajamento, pouco esforço pessoal e baixa produtividade, situação que vai reforçar o ponto de vista do administrador, fazendo-o aumentar ainda mais a pressão, a vigilância e a fiscalização. A ação constrangedora do administrador provoca reação acomodada das pessoas. Quanto mais ele obriga, tanto mais elas tendem a se alienar em relação ao trabalho.

Teoria Y

Já o administrador que pensa e age de acordo com a teoria Y, tende a dirigir as pessoas com maior participação, liberdade e responsabilidade no trabalho, pois considera que elas são aplicadas, gostam de trabalhar e têm iniciativa própria. Ele tende a delegar e a ouvir opiniões, pois acredita que as pessoas sejam criativas e habilidosas. Compartilha com elas os desafios do trabalho, porque pensa que elas são capazes de assumir responsabilidades, com autocontrole e autodireção no seu comportamento. Esse estilo de administrar tende a criar um ambiente democrático de trabalho e oportunidades para que as pessoas possam satisfazer suas necessidades pessoais mais elevadas através do alcance dos objetivos organizacionais. Pessoas que trabalham com respeito, confiança e participação tendem a responder com iniciativa, prazer em trabalhar, dedicação, envolvimento pessoal, entusiasmo e elevada produtividade em seu trabalho. A situação impulsionadora do administrador provoca uma reação empreendedora das pessoas. Quanto mais ele impulsiona, tanto mais elas tendem a tomar iniciativa e responsabilidade no trabalho.

Onde se situar? Qual o estilo de liderança a adotar? Essa questão é simples. Em um modelo burocrático, provavelmente a teoria X seria a mais indicada como estilo de liderança para submeter rigidamente todas as pessoas às regras e regulamentos vigentes. Porém, na medida em que se adota um modelo adaptativo, a teoria Y torna-se imprescindível para o sucesso organizacional. Contudo, independentemente do modelo organizacional, o mundo moderno está abandonando a teoria X e trocando-a definitivamente pela teoria Y.

“Fico decepcionado
quando observo muitos gerentes preocupados em causar uma boa
impressão ao chefe, em vez de se empenharem em fazer a coisa certa
para as pessoas que lideram”.
“Observo pais tentando ser os “melhores amigos” dos filhos em
vez de proporcionarem a liderança de que precisam, com limites, amor,
feedback e disciplina – ou seja, tudo aquilo de que os filhos
desesperadamente precisam para serem pessoas melhores”.
“Conheço líderes em igrejas e sinagogas que parecem mais
preocupados com a freqüência semanal e considerações orçamentárias
do que em ser o líder de que suas congregações necessitam”.
“Muitos
dizem apenas as coisas que as pessoas querem ouvir, em vez do que
elas precisam ouvir, porque não tem coragem moral de contrariá-las,
com receio de que cancelem suas contribuições e/ ou apoio”.

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem
entusiasticamente visando atingir objetivos comuns,
inspirando confiança por meio da força do caráter”.



MOTIVAÇÃO

É o processo de influenciar uma pessoa ou grupo, cada qual com suas necessidades distintas a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também atingir objetivos pessoais

É muito difícil conquistar metas e objetivos se ela simplesmente não existe em nosso vocabulário de um administrador.


RESUMO DE TEORIAS DO CONTEÚDO DA MOTIVAÇÃO

As teorias de conteúdo da motivação concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento. Num esforço para reduzir ou satisfazer suas necessidades, as pessoas agem de determinadas maneiras. Esta abordagem é associada a pensadores como Maslow, McGregor, Herzberg, Atkinson e McClelland.


A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW:

A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, provavelmente recebeu mais atenção dos administradores do que qualquer outra teoria da motivação, já que classifica as necessidades humanas de modo lógico e conveniente, com implicações importantes para os administradores.

Maslow via a motivação humana como uma hierarquia de cinco necessidades, que iam desde as necessidades mais básicas as mais elevadas de auto-realização.

De acordo com Maslow, os indivíduos serão motivados a satisfazer a necessidade que para eles estiver preponderante, dependendo da situação que estiver inserida. Partindo das necessidades físicas, que são as mais básicas, cada necessidade deve ser ao menos parcialmente satisfeita antes do indivíduo desejar satisfazer uma necessidade no próximo nível acima.

Uma conclusão óbvia da teoria de Maslow é que os colaboradores de uma organização precisam de um salário suficiente para alimentar, abrigar e proteger a si mesmos e às suas famílias de um modo satisfatório, bem como de um ambiente de trabalho seguro, antes dos administradores os oferecerem incentivos destinados a dar-lhes estima, sentimentos de participação ou oportunidades de crescimento. As necessidades de segurança incluem estabilidade no trabalho, estar livre de coação ou de tratamento e regras arbitrárias.

Na organização moderna tanto as necessidades fisiológicas como as de estabilidade são em geral (mas nem sempre) atendidas satisfatoriamente. O aspecto seguinte na hierarquia é a necessidade de participar e de ser amado. Isso é sentido com mais força dentro da família, mas também afeta o ambiente de trabalho. A não ser que se vejam como parte integrante da organização, os empregados irão sentir-se frustrados por uma necessidade de participação não atendida e provavelmente não responderão às oportunidades e incentivos de ordem mais elevadas.

Maslow descreveu dois tipos de necessidades de estima, o desejo de realização e competência e o desejo de status e reconhecimento. Em termos organizacionais, as pessoas querem ser boas em seus trabalhos; também querem sentir que estão realizando algo importante quando realizam esse trabalho. Os administradores, podem atender aos dois tipos de necessidades de estima, proporcionando trabalhos que desafiem e que envolvam os colaboradores no estabelecimento de objetivos e nas decisões.


A TEORIA DE FREDERICK HERZBEG:

Herzberg concluiu que a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos separados de fatores. Essa teoria foi chamada de teoria dos dois fatores.

Entre os fatores de insatisfação estavam o salário, as condições de trabalho e a política da empresa, todos eles afetavam diretamente o contexto em que o trabalho era realizado. O mais importante desses fatores é a política da empresa, que segundo muitos indivíduos pode ser uma grande causa de ineficiência e ineficácia. Os pontos positivos atribuídos a esses fatores não levavam à satisfação no trabalho, mas meramente à ausência de insatisfação.

Entre os fatores de satisfação (fatores motivantes) estão a realização, o reconhecimento, a responsabilidade e o progresso, todos eles relacionados ao conteúdo do trabalho e às recompensas ao desempenho profissional.





inspirando confiança por meio da força do caráter”.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

TURISMO

TORRESA mais bela praia gaúcha

A praia de Torres, localizada a aproximadamente 198 km de Porto Alegre, é conhecida pela sua beleza e seus pontos turísticos, hospeda centenas de pessoas no verão de diferentes regiões do Brasil. Além de sua exuberante beleza, é mãe, adotiva ou não, de moradores que cativam pela sua simpatia e receptividade. Veja alguns pontos turísticos, culturais e de lazer desta
incrível cidade:


Prainha                     


Conhecida também como praia do meio, tem 600 metros de extensão. É a praia mais tranqüila de Torres, e por possuir solo rochoso, é muito procurada para curtir suas belezas naturais.

É um ponto de encontro tradicional nas tardes dos finais de semana para caminhadas e para encontrar amigos e tomar aquele "chimarrão".


Praia Grande


Com 2.000 metros de extensão, é a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos do verão como: futebol, vôlei, surf e outros. Na Praia Grande também são organizados inúmeros shows ao ar livre.

Esta é a praia mais procurada pelos turistas.
 
 
 
Praia da Cal  


Tem 800 metros de extensão, sendo um dos mais belos e preferidos locais para a prática do surf. Possui este nome porque até 1940 existia vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos.
 
 
 
Morro Sul


O Morro Sul (Torre Sul), está localizado no Parque da Guarita, possui um grande paredão de frente para o mar. Uma escadaria de mais de 100 degraus leva o público até seu topo, onde pode-se desfrutar de uma linda vista para o Parque e Praia da Guarita, Praia da Itapeva, Morro do Meio, Dunas e Cidade.

É Morro Sul que separa o Parque da Guarita da Praia da Itapeva.



Praia dos Molhes 


Os molhes foram construídos de 1968 a 1970 para fixação da foz do rio e para facilitar a saída de barcos pesqueiros. Tem a extensão de 250 metros e por falta de verba a construção está inacabada, seriam necessários mais duzentos metros de cada lado. Antigamente a foz do rio situava-se mais ao norte, com a construção dos molhes formou-se um braço morto e as terras situadas entre a antiga e a nova foz pertencem a marinha.

A Praia dos Molhes é umas das praias mais procuradas para surf, por apresentar boas ondas para a prática do esporte.



Igreja São Domingos  


A Igreja de São Domigos foi a primeira igreja a ser construída no trecho entre Laguna e Osório. Em 1815 o povoado possuía cerca de 400 almas, espalhadas em uma grande área de terra que se estendia do rio Mampituba a Arroio do Sal. O atendimento religioso desta população dependia da paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (hoje Osório), a quase 100 km de distância.

Passando nesta altura por ali o Bispo do Rio de Janeiro, D. José Caetano da Silva Coutinho, em visita pastoral, atendeu aos apelos das gentes para que ali mesmo se erguesse um templo, e no dia 4 de outubro de 1815 autorizou a construção de uma capela. O Alferes Manoel Ferreira Porto, proprietário da Sesmaria de Torres, foi o primeiro morador a fixar residência sobre o Morro do Farol e ali erigiu a Igreja Matriz, que foi inaugurada em 25 de outubro de 1824. Em 1826 foi promovida a capela curada, e a freguesia em 1837.


Ilha dos Lobos   


A Ilha dos Lobos é a única Reserva Ecológica do país onde existem lobos ou leões marinhos. A Ilha em si é um fenômeno geológico, sendo uma continuação da Serra Geral que corta o Brasil.



É o paradouro e local de acasalamento de lobos marinhos, e por isso é proibido qualquer tipo de pesca ou caça marinha, bem como o desembarque.



Ao lado da Ilha dos Lobos quebra uma esquerda raramente surfada, que, com fundo de pedra, segura grandes ondulações.

Nos dois últimos anos a onda da ilha dos lobos vem quebrando solitária. Um estudo de impacto ambiental está sendo realizado no local pelo IBAMA, mas no momento as atividades de surf e tow in estão EXPRESSAMENTE PROIBIDAS.


VEJA MAIS FOTOS:








TURMA DOS PESCADORES "COMPULSIVOS" DE TORRES


          Um belo dia, uma turma de jovens senhores, moradores de torres, a grande maioria já aposentados, leia-se com a vida mansa, hehehe...) se encontraram às margens do rio Mampituba, o qual divide nosso Estado do de Santa Catarina, e começaram a mentir um para o outra, Ops! desculpem, a contar histórias de pescador um para o outro, foi aí que, inevitavelmente, seus  destinos se entralaçaram, foi amor a primeira vista, primeiro reuniam-se somente os homens depois aos poucos, timidamente, foram agregando ao grupo suas excelentíssimas senhoras que então, colocaram ordem na Bagunça e hoje formam uma turma de amigos descontraídos, que alegram geralmente ás tardes da beira do rio Mampituba, trazendo na bagagem estórias de vida, expriências e muita, mas muita vontade de continuarem suas vidas com amizade, companherismo, lealdade, alegrias..... Ah, e muita vontade de pescar é claro e sempre ajudando a preservar e respeitar a natureza!!
Parabéns meninos e meninas pela a iniciativa!!


 
 

quarta-feira, janeiro 13, 2010

SAÚDE

Proteção da pele deve ser redobrada no verão: Especialistas alertam para os cuidados na aplicação do filtro solar. Se usado inadequadamente, produto pode perder a eficácia desejada

Melissa Ribeiro

Repórter


O verão exige cuidados redobrados com a pele. A exposição excessiva e prolongada ao sol sem a proteção necessária pode trazer danos irreparáveis. O câncer de pele é uma das principais e mais sérias consequências da radiação ultravioleta, que se encontra nos raios solares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para evitar manchas e doenças de pele, o uso do protetor solar é essencial. No entanto, a aplicação incorreta do produto pode fazer com que o fator de proteção seja reduzido, colocando em risco a saúde do consumidor.

Para o dermatologista Aloísio Gamonal, um dos principais problemas na utilização do bloqueador solar está na economia na hora da aplicação do protetor. "Como o produto é caro, as pessoas acabam usando pouco e não o reaplicam. Para manter a proteção, o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Protetor solar não é passaporte para o sol. Muitas vezes as pessoas que estão usando o produto abusam do sol."

A dermatologista Alessandra Montenegro recomenda também a reaplicação do produto sempre que a pessoa sair da água, pois "dependendo do tempo que se fica na água perde-se muito o filtro." Ela explica que o protetor deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, que é o tempo que o produto leva para fazer efeito. "Na hora de passar o filtro solar é preciso cobrir toda a superfície corpórea, inclusive orelha, peito do pé, costas das mãos e pescoço, que são as áreas mais esquecidas."

De acordo com Alessandra, o uso de protetores labiais, principalmente para quem tem herpes labial, também é essencial. Os óculos de sol, desde que possuam filtro para radiação ultravioleta, são acessórios fundamentais no verão. "Os óculos de sol devem ser usados porque a luz do sol reflete na água, na areia e chega à pessoa até mesmo por debaixo da barraca."

Alessandra ressalta que o bloqueador solar também deve ser utilizado mesmo quando o sol não aparece. "Em dias nublados, entre 80% e 90% da radiação do sol pode ser filtrada, mas de 10% a 20% dos raios ultravioletas passam, então, ainda há a ação do sol." Segundo a dermatologista, é essencial que o consumidor observe o Fator de Proteção Solar (FPS), que é o grau de proteção contra a radiação UVB, nociva à saúde humana. "Quanto mais alto o fator de proteção, maior é a eficácia do produto."

Outro ponto importante é observar o FPS recomendado para cada tipo de pele (ver quadro abaixo). As crianças exigem cuidados ainda maiores. "Mesmo com o protetor solar, a criança deve usar blusa. Mas se a blusa for molhada ela perde o fator de proteção", explica Alessandra.

O dermatologista Aloísio Gamonal lembra que o mercado oferece alguns produtos que já vêm impregnados de filtro solar, como roupas, shampoos e condicionadores. Ele alerta que para serem confiáveis devem possuir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Uso do filtro solar previne doenças e manchas de pele

A dermatologista Alessandra Montenegro explica que filtro, protetor ou bloqueador solar são a mesma coisa e todos têm como principal função prevenir os danos causados pelos raios solares na pele. "O filtro solar serve para proteger contra a radiação ultravioleta A e B, que são as cancerígenas. A UVB é muito carcinogênica e a UVA potencializa o efeito carcinogênico da radiação ultravioleta B."

De acordo com Alessandra o horário de exposição ao sol é um dos cuidados fundamentais na proteção contra os raios ultravioletas. O ideal é que a exposição ocorra antes das 10h e depois das 16h. No horário de verão, o horário adequado é antes das 11h e após as 17h."A radiação UVA, aquela que a gente toma antes das 10h e depois das 16h, causa as manchas na pele e o fotoenvelhecimento, que são as rugas e o envelhecimento precoce da pele pelo sol".

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, qualquer pessoa pode ter câncer de pele. As que possuem pele, olhos e cabelos claros são mais suscetíveis à doença. Os ruivos, os portadores de sardas e os que possuem histórico familiar de tumor de pele também fazem parte do grupo de risco. O efeito da radiação ultravioleta é cumulativo. Isso quer dizer que mesmo que a pessoa deixe de se expor ao sol, as alterações de pele podem se manifestar anos depois.

Fator de Proteção Solar (FPS) para cada tipo de pele

Pele negra: FPS 20

Pele morena: FPS 30

Pele clara: FPS 60

Criança: usar filtro solar infantil, que é apropriado para pele infantil e mais resistente à água.

Protetor Labial: FPS 30



Médico dá dicas de alimentação saudável para o verão

O médico Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), dá dicas para se alimentar adequadamente durante o verão, época em que o risco de intoxicação alimentar e desidratação é maior. “O ideal é que se evite o consumo de alimentos em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem grande potencial de contaminação através dos molhos e cremes. Além disso, o consumidor deve verificar se o produto está dentro do prazo de validade”, alerta.



Ele afirma que é importante consumir pelo menos 2,5 litros de água por dia, comer alimentos mais leves, abusar de legumes e das frutas, evitar molhos prontos, principalmente aqueles com maionese, e se fartar de saladas cruas com azeite extravirgem. “O consumo de água, chás gelados, sucos e líquidos em geral ajudam a repor a água do corpo. Frutas e verduras também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração, por isso deve-se ter a preocupação com a ingestão de muito líquido e a reposição destes minerais para manter a hidratação”, diz.




O brócolis e seus companheiros


Para mantermos a saúde, devemos ter uma dieta equilibrada. Porém com a correria do dia-a-dia, isso pode se tornar mais difícil. Por este motivo, venho dar algumas dicas de como introduzir um grupo de alimentos na sua dieta, que vai auxiliar de maneira favorável em sua saúde e da sua família.

O brócolis e seus companheiros crucíferos encontram-se entre os alimentos mais poderosos em nosso arsenal dietético, ajudando na prevenção do câncer, estimulando o sistema imunológico, reduzindo a incidência de catarata, auxiliando na prevenção da saúde cardiovascular e na formação dos ossos. São alimentos de alto valor nutritivo e baixa caloria, muito interessantes para as pessoas que querem perder peso e manter o saúde.

A dieta é a melhor ferramenta que temos em mão para nos proteger do desenvolvimento do câncer e de outras doenças. Sabemos que a dieta dos brasileiros tem grande influência para que ocorra o desenvolvimento destes distúrbios. Os compostos sulfúricos dos vegetais crucíferos representam a principal razão para que esses alimentos sejam quimiopreventivos poderosos.

Os nutrientes encontrados no brócolis são eficazes contra o câncer e incluem os fitoquímicos, o sulfurano e os indols. O sulfurano aumenta as enzimas que ajudam a livrar o organismo dos carcinogênicos, extermina as células anormais e ajuda o corpo a manter a oxidação. Os indols bloqueiam os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama, inibindo o crescimento dos cânceres sensíveis ao estrogênio.

O brócolis tem outros componentes que o ajudam a ser um vegetal anticancerígeno. Sabemos que a vitamina C tem papel na prevenção do câncer, e o brócolis, como muitos crucíferos, é rico nessa vitamina antioxidante. Este também é rico em fibras, que tem papel importante na redução do risco de câncer. O brócolis, a couve-flor, o repolho, o nabo, as folhas de mostarda são ricos em folato e vitamina B, essencial para prevenir defeitos congênitos.

O folato ajuda também a remover a homocisteína do sistema circulatório, cujos níveis elevados estão associados a doenças cardiovasculares. O brócolis é rico em antioxidantes carotenóides fitoquímicos: a luteína e a zeaxantina (bem como em vitamina C). Estes dois carotenóides são encontrados no cristalino e na retina do olho, que servem para protegê-lo dos danos provocados pelos radicais livres e pela radiação ultravioleta.

Além de todos estes benefícios, ainda temos uma informação: o brócolis e os vegetais crucíferos são alimentos populares. O que está deixando a desejar é a quantidade que estamos ingerindo.

Algumas formas rápidas de termos estes benefícios na mesa

• Mantenha o brócolis fresco ou congelado à mão para usar em salteados de forma rápida.

• Faça um purê das sobras de brócolis com cebolas fritas e mistura com leite desnatado e uma ou duas pitadas de noz-moscada para uma sopa ótima e rápida.

• Misture o brócolis cru, picado com repolho roxo e cebola roxa, um pouco de vinagrete caseiro e talvez um pouco de semente de papoula para uma salada rápida.

• Pique couve de bruxelas e salteie rapidamente com um pouco de alho amassado, azeite de oliva, nozes picadas e algumas gotas de limão fresco. Pode servir com macarrão.



Exercício Físico e Saúde Mental






Neste Artigo:



- Mudando a rotina

- Prós e Contras

- Reconhecendo o próprio corpo

- O Grupo Ramazzini de Médicos do Trabalho

- Sugestões para a Prática da Atividade Física



"A interação mente-corpo está sendo cada vez mais alvo de interesse por parte não apenas dos médicos e dos atletas profissionais, mas da população em geral e das empresas. Uma onda de práticas esportivas, envolvendo mais e mais pessoas, está motivando profissionais da área de saúde a focarem sua atenção na estreita relação que existe entre o exercício físico e o bem-estar emocional. As empresas estão também se mobilizando para proporcionar aos empregados momentos de lazer em que se incluam exercícios físicos, apostando em um retorno positivo em termos de produtividade e de integração com os funcionários. Em entrevista ao Boa Saúde, Dr. Renato Monteiro, médico do trabalho, esclarece alguns desses pontos".



Mudando a rotina



Cresce a cada dia o número de centros especializados em treinamento e condicionamento físico que são procurados pelas empresas para fazer parte das atividades recreativas e de lazer entre seus funcionários. Professores de educação física, fisioterapeutas, médicos do trabalho, terapeutas ocupacionais e monitores para exercícios em grupo são profissionais que muitas vezes, fazendo um trabalho combinado, podem elevar o ânimo dos operários de uma fábrica com o uso de exercícios diários. A razão disso é que as empresas já descobriram que transtornos como a ansiedade e a depressão podem significar perdas importantes para seus projetos e isso vem facilitando um novo raciocínio: ainda dentro da rotina de trabalho, os funcionários podem se exercitar, e conseqüentemente relaxar, sem que isso seja considerado ociosidade.



Prós e contras



Em princípio, todo e qualquer exercício é benéfico e pode contribuir para a saúde mental. No entanto, exercícios nunca devem começar a ser feitos sem que a pessoa saiba quais são suas reais condições de saúde. Pessoas com problemas cardíacos, gestantes, portadores de algum problema ósseo ou articular devem sempre consultar um médico do esporte para saber quais são os exercícios adequados e permitidos para o seu caso. Mesmo as pessoas saudáveis, a título de prevenção, devem se preparar – conhecer o próprio corpo, fazer exames médicos e saber até onde podem ir com um esporte ou ginástica é fundamental para que os exercícios dêem os resultados esperados.



Igualmente, os exercícios não devem ser iniciados com ‘força total’. A pessoa não habituada a práticas físicas deve começar devagar, aumentando aos poucos os movimentos e a freqüência destes, de forma a habituar o corpo à sua nova rotina agora mais dinâmica.



E não é mais preciso forçar a própria natureza para fazer exercícios, pois opções é que não faltam: aeróbica, jogos esportivos, caminhada, exercícios dentro da água, exercícios com acompanhamento de músicas. A pessoa interessada em começar a se exercitar, hoje, pode e deve escolher o tipo de exercício que lhe seja prazeroso e acessível ao seu corpo. Influenciados pelo modismo, muitos indivíduos correm o risco de escolher para sua prática física um esporte que não combine com suas habilidades motoras ou com seu estilo de vida, e isso pode levar à desmotivação e ao abandono precoce das atividades.



Reconhecendo o próprio corpo



Ao iniciar a prática de exercícios físicos, tudo é novo e estranho. Alguns tipos de exercícios, por exemplo, podem requisitar mais esforço muscular do que outros, ou um tipo de movimento que a pessoa não está habituada a fazer.



O que é comum entre todas as pessoas que se exercitam fisicamente é uma maior energia e uma sensação de bem-estar, além de uma sensação de "eu posso", "eu consigo". Isso deve ser feito gradualmente, de preferência sempre com a ajuda de um profissional. Não é preciso apostar corrida ao redor de um bosque com um corredor já treinado para tanto. A prática de exercícios não é uma competição com as outras pessoas, mas uma superação dos próprios obstáculos, uma competição consigo mesmo. E o corpo responde a todos os estímulos, dando sinais importantes ao ‘novo atleta’: mais energia e vigor durante o dia, soluções para os problemas rotineiros vêm à mente com maior clareza e rapidez, idéias novas brotam como que do nada. Com persistência e treino, cada dia pode significar uma realização. Mas é preciso ter uma meta, ao começar a fazer exercícios, e observar os próprios limites.



Que objetivo eu pretendo atingir?, é a pergunta que algumas academias de ginástica propõem aos seus alunos. E os objetivos variam: pessoas entrevistadas em um parque apontaram, entre eles, o prazer de estar caminhando ao ar puro, mudar a rotina, emagrecer, prolongar a saúde, recuperar-se de um tratamento ou simplesmente estar em companhia de outras pessoas. Reconhecer quais os exercícios mais adequados para sua idade, peso, condição de saúde é fundamental para alcançar esses objetivos.



O Grupo Ramazzini de Médicos do Trabalho



O Grupo Ramazzini, formado por médicos do trabalho, é bastante envolvido com as práticas esportivas e todos os tipos de exercícios físicos. O grupo se reúne mensalmente em atividades científicas e de aprendizado com troca de experiências, palestras, visitas a empresas, instituições, Universidades, etc.



O BoaSaúde entrevista Dr. Renato Monteiro, cirurgião, clínico, médico do trabalho, especialista em medicina do trabalho pela ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), coordenador do Grupo Ramazzini de médicos do Trabalho de Campinas e região.



BoaSaúde: Qual é a relação entre exercícios físicos e a saúde mental?

Dr. Monteiro: A atividade física auxiliando a saúde mental já é algo conhecido de longa data, inclusive a máxima "mente sã em corpo são" (mens sana in corpore sano) exprime bem essa relação, significando o quanto os exercícios físicos nos levam a uma mente saudável.



BoaSaúde: De que forma os exercícios ajudam a oxigenar o cérebro, que tipo de hormônios o organismo libera e quais os seus fatores positivos?

Dr. Monteiro: Os exercícios físicos atuam aumentando o fluxo sangüíneo nos tecidos, havendo, por conseguinte, um aumento na oferta de oxigênio. Esse elemento (o oxigênio), segundo os orientais, é considerado como a energia vital denominado "chi" (pronuncia-se "qui"). Ao realizarmos exercícios, existe um aumento na quantidade de hormônios circulantes no organismo, os quais aumentam o metabolismo e fazem nosso corpo "trabalhar" em um ritmo mais intenso, deixando-o "treinado" para outros momentos em que necessitemos desse preparo físico. Hoje, é sabido que o simples fato de caminhar libera endorfinas, substância essa que, entre outras coisas, diminui a sensação da dor.



BoaSaúde: Qual é o melhor horário para se praticar exercícios e a que distância dos horários das refeições?

Dr. Monteiro: A atividade física deve ser praticada moderadamente, sempre dentro dos limites de cada pessoa, pois a exposição à exaustão em condições não ideais (muito calor, muito frio, "estômago cheio") não conduz ao resultado positivo desejado.



BoaSaúde: Que pessoas respondem melhor aos exercícios físicos, homens ou mulheres? Existe essa distinção?

Dr. Monteiro: Não, não existe diferença de sexo para a atividade física.



BoaSaúde: Existe algum livro especialmente indicado para este assunto 'exercício físico e saúde mental', para a comunidade leiga?

Dr. Monteiro: A quantidade de livros existente sobre o assunto é bastante extensa, inclusive com abrangência de tópicos específicos, sendo facilmente encontrados nas livrarias tradicionais.



BoaSaúde: Os exercícios físicos podem reduzir o índice de cirurgias, de doenças e de faltas ao trabalho? Por quê?

Dr. Monteiro: Desconheço qualquer estatística mostrando a redução do índice de cirurgias nas pessoas que cultivam os exercícios físicos, mas é bem conhecido seu efeito benéfico, principalmente na área cardiovascular (coração - pressão arterial- colesterol).



BoaSaúde: O que é melhor - exercícios feitos em grupo, ou individualmente?

Dr. Monteiro: Cada pessoa tem uma preferência, sendo que não existe diferença entre ser feito em grupo ou individualmente, o que realmente "conta" é fazê-lo com freqüência e constância.



BoaSaúde: Conhece empresas que empregam exercícios físicos, para melhorar o desempenho dos funcionários? Como isso se dá?

Dr. Monteiro: As empresas modernas estão se voltando para a realização de exercícios físicos dirigidos para melhoria no preparo dos músculos utilizados durante o trabalho, da mesma maneira que o atleta faz o "aquecimento e alongamento" antes do esporte – o princípio é o mesmo.



BoaSaúde: Quais seriam as descobertas mais recentes sobre exercícios e o equilíbrio mental?

Dr. Monteiro: O Ocidente está descobrindo agora o que o Oriente faz há milênios, ou seja, o uso de técnicas próprias tipo Tai Chi Chuan e outras para a harmonização interior.



Sugestões para a Prática da Atividade Física



De acordo com o Prof. Tony Meireles dos Santos, do Center for Desease Control (1996), algumas sugestões para a prática da atividade física, bastante úteis para quem deseja beneficiar-se delas e, com isso, alcançar mais saúde, de uma forma geral, e, especificamente, um estado maior de equilíbrio, inclusive mental.



- Para iniciar sua atividade com mais segurança, consulte um médico e um professor de educação física;

- Escolha as atividades que você realmente goste;

- Selecione horários e opções compatíveis com seu estilo de vida;

- Nos primeiros meses, objetive valores como prazer, sucesso na realização das atividades, satisfação pessoal etc.;

- Incorpore a atividade física ao seu dia a dia: ande mais a pé, suba mais escadas, pratique mais esportes etc.;

- Se possível, selecione as atividades que possam ser realizadas com seus amigos e/ou família.



Copyright © 2000 eHealth Latin America



POSTE SEUS COMENTÁRIOS E SUGESTÕES!!
















segunda-feira, janeiro 11, 2010

MÚSICA NO BLOG






Sarau Encontros celebra os 25 anos do axé music




Daniela, Armando, Tuca Fernandes e Manno Góes contam histórias sobre as grandes  Mercuestas regadas com muito axé music. Eles retrataram os 25 anos do gênero relembrando os grandes sucesos.










http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1192030-7823-SARAU+ENCONTROS+CELEBRA+OS+ANOS+DO+AXE+MUSIC,00.html



Capas de discos de rock viram selo no Reino Unido

'Ziggy Stardust' e 'London calling' foram alguns dos álbuns escolhidos.
Aprovação passou pela Rainha da Inglaterra.




    O Royal Mail, serviço postal do Reino Unido, lançou uma série especial de dez selos, que reproduzem capas de conhecidos álbuns de artistas britânicos.


O pacote vai desde clássicos do rock, como “Ziggy Stardust”, de David Bowie, e “Let It bleed”, dos Rolling Stones, até obras mais contemporâneas, como “A rush of blood to the head”, do Coldplay, e "Parklife", do Blur.



Foto: Divulgação

Alguns dos selos que fazem parte da coleção lançada pelo Royal Mail (Foto: divulgação)

Philip Parker, um dos chefes do Royal Mail e responsável pela coleção, disse em entrevista à revista "Rolling Stone" que considera as velhas capas de 12 polegadas, que embalam os discos de vinil, grandes obras de arte. “Nada melhor do que estampá-las nos selos para celebrar este tipo de manifestação artística”.


Ele também explicou o rigoroso processo de seleção que resultou nas dez escolhas. “Fizemos uma pesquisa enorme. Conversamos com jornalistas especializados em música e analisamos muitas listas existentes”.
Imagem perturbadora
Mas nem todas as capas escolhidas emplacaram. O clássico "Exile on Main Street", dos Rolling Stones, foi rejeitado, pois a redução dexaria a arte do álbum indecifrável. "Wish you were here", do Pink Floyd, também foi descartado, pois a imagem de um homem apertando a mão de outro, em chamas, foi considerada perturbadora.


Parte dos ingleses questionou a não inclusão de "Dark side of the moon", também do Pink Floyd, que traz a famosa imagem do prisma na capa. "Tem muito preto. Os selos não podem ter apenas uma boa aparência, devem manter sua função. Se um selo ficar muito escuro, será reprovado por nossas máquinas", explicou Philip Parker.
Benção da rainha
Uma vez concluída, a seleção teve que pasar pela aprovação real da Rainha da Inglaterra. "Nenhum foi reprovado. Ela pode ser uma senhora, mas está por dentro das novidades. Não me surpreenderia se soubesse que ela conhece a maioria destas bandas", concluiu Parker.


Saiba quais capas foram transformadas em selo no Reino Unido:


“The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, David Bowie
“Parklife”, Blur
“London calling”, The Clash
“A Rush of blood to the head”, Coldplay
“Led Zeppelin”, Led Zeppelin
“Power, corruption and lies”, New Order
“Tubular bells”, Mike Oldfield
“The division bell”, Pink Floyd
“Screamadelica”, Primal Scream
“Let it Bleed”, The Rolling Stones














LIVROS


sinopse


                     A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar áquele cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.




sinopse

            Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.


sinopse









CRACK NEM PENSAR

        Existem diversos motivos para nunca usar esta droga. O crack, conforme estudos, se diferencia das demais pelo seu efeito doentio, baixo preço e rápida absorção pelo organismo e, por isso, a instânea dependência.  A droga (crack) para quem vende é extremamente lucrativa pois todos os produtos químicos tóxicos imagináves que possuem a mesma coloração podem ser agregados a esta insana substância, fator que a torna mais barata para o "consumidor", mais lucrativa para o "vendedor"- delinquente e, consequentemente, tão devastadora. Veja no link abaixo mais esclarecimentos sobre a droga e os motivos para que unidos lutemos e não sejamos mais um espectador e sim um guerreiro incansável contra esta terrível "criatura". 
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/cracknempensar/home,0,3710,Home.html


domingo, janeiro 10, 2010

FRASE DO DIA

         "A maior barreira para o sucesso é o medo do fracasso".